menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Foto: Secretaria Municipal de Comunicação

Notícias

UPAs zeram intubados com Covid e registram queda de 88% na espera por transferência

Apesar da queda expressiva, a população ainda deve manter todos os protocolos sanitários

Band Paulista

20h30 - 14/07/2021

Atualizado há 17 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O atual cenário das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Presidente Prudente consiste em 10 pessoas positivadas com a Covid-19 aguardando transferência via sistema Cross, sendo seis na Zona Norte e quatro no Ana Jacinta, nenhuma delas com necessidade de intubação. Em um comparativo com abril de 2021, foram registrados até 83 pacientes em espera pela vaga hospitalar especializada e 19 intubados. Esses números representam uma queda de 88% na fila de espera por uma vaga via Cross.

Esses dados refletem o avanço da vacinação no município, que já atingiu a marca de 52,1% da população com a primeira dose e 17,5% com a segunda ou dose única. Considerando somente a população adulta (acima de 18 anos), Prudente já aplicou a primeira dose em 66,5% de seus munícipes, ou seja, 2 a cada 3 prudentinos.

A queda das internações nas UPAs também foi reflexo da contratação do médico intensivista, que contribuiu para desafogar a demanda e agilizar as transferências.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e enfermeiro, Marco Aurélio Lúcio, acredita que essa queda se deve a um conjunto de fatores. “Principalmente pelo avanço da vacinação, mas também pela conscientização da população por meio das campanhas, pela força-tarefa de fiscalização e por todo trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal”, declarou.

Marco ressalta que, apesar da queda expressiva, a população ainda deve manter todos os protocolos sanitários. “Temos notado sintomas mais brandos nos pacientes, porém, o vírus ainda está em circulação. A pandemia não acabou. Não podemos relaxar”, disse.

0 Comentário

publicidade
publicidade