menu 25-anos
publicidade
publicidade
Compartilhe

“Pulmão gigante” faz alerta sobre câncer

Em 2018, doença matou 28 mil pessoas no Brasil

Band Mais

15h57 - 25/11/2019

Atualizado há 4 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A praça em frente à Catedral Metropolitana de Campinas vai ganhar amanhã (26/11) uma tenda com um pulmão inflável gigante para alertar sobre o câncer de pulmão. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é o segundo mais comum em homens e o quarto entre as mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). Em 2018, responsável por 28 mil mortes em 2018, segundo o INCA.

De acordo com o Grupo SOnHe (Sasse Oncologia e Hematologia), responsável pela ação “Educar, Respirar e Viver”, das 7h às 14h, médicos do grupo vão conversar com quem passar pelo local sobre as causas e as prevenções para o tipo de tumor, que é o primeiro no ranking dos canceres em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Quem quiser poderá fazser um exame de pulmão gratuito chamado espirometria que mede o volume e a velocidade do ar respirado, testando a qualidade do órgão. “É um exame rápido, indolor que permite detectar várias doenças pulmonares, mesmo nas fases iniciais. Campanhas como essa servem para alertar a população contra um inimigo silencioso e mortal que é o câncer de pulmão e sua relação com o cigarro!”, explica Vinicius Conceição, oncologista do Grupo SOnHe.

Segundo o médico, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de tumor no pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Serviço

Data: 26 de novembro de 2019

Horário: das 7 às 14 horas

Local: Praça José Bonifácio – em frente à Catedral Metropolitana de Campinas

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas – SP

Participação gratuita

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade