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Que tal uma ceia de Natal vegetariana?

Um cardápio colorido e saboroso

Band Mais

10h00 - 22/12/2019

Atualizado há 3 meses

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A ceia é uma das tradições populares mais saborosas que caracterizam a noite de Natal. Além da mesa farta, sua maior característica é marcada pela diversidade de sabores, que vão desde frutas cristalizadas até farofas temperadas e lentilha. Embora muitos pratos típicos dessa época tenham a carne como ingrediente principal, existem diversas opções vegetarianas que trazem para a ceia o clássico gosto natalino.

Para dar essa possibilidade a você, a supervisora de estágio do curso de Nutrição do UniMetrocamp I Wyden, Luzia de Paula, preparou 3 receitas para uma ceia de Natal vegetariana, com um cardápio saudável e delicioso, que irá deixar a noite ainda mais especial.

Salada refrescante é um opção para o Natal

Tabule de couve-flor

 Ingredientes:
– ½ couve-flor
– 1 unidade de pepino japonês picado
– 1 unidade de cebola roxa picada
– 2 unidades de tomate em cubos sem a semente
– 1 dente de alho picado
– 1 pimentão amarelo em cubos
– 3 col sopa de salsa picada
– 3 col de sopa de hortelã picado
– 50ml de azeite extra virgem
– caldo de 1 limão
– sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

• Higienizar todos as hortaliças; separe as flores da couve e passe pelo processador;
• Colocar a couve num bow e acrescentar os demais ingredientes;
• Temperar e acertar o ponto de sal.

Assado de lentilha ao molho de laranja

Ingredientes:

– 1 xícara (240ml) de lentilha seca
– 250 gramas de cogumelos frescos (eu utilizei cogumelos Paris brancos, mas qualquer cogumelo serve). Pode substituir por cogumelos desidratados. Hidrate eles em água por 1 hora, depois escorra o líquido numa peneira e aperte bem para retirar todo o excesso de líquido.
– 1 xícara de farinha de rosca
– ½ maçã ralada
– ¼ xícara de nozes picadas
– 1 cebola branca média picada
– 4 dentes de alho picadinhos
–  ½ xícara de farinha de trigo integral (para opção sem glúten, utilize ½ xícara de farinha de arroz + 1 colher de sopa de amido de milho)
– 4 colheres de sopa de sementes de linhaça
– sal com moderação
– 1 colher de chá de páprica doce
– ¼ de colher de chá de cúrcuma em pó
– ½ colher de sopa de orégano seco
–  ½ colher de sopa de manjericão seco
–  2 colheres de sopa de azeite de oliva

Molho de laranja:
– ½ cebola roxa picada
– 1 col sopa de gengibre ralado
– 1 xic de chá de suco de laranja
– ½ xícaras chá de agave
– ¼ xícaras chá de molho shoyo
– 1 colheres de sopa de raspas de laranja
– ¼ xícaras chá de vinagre branco
– 3 tomates maduros (liquidificar com mínimo de água)
– 1 col sopa de amido de milho, dissolvido em 3 col de sopa de água

Modo de preparo:

Assado de lentilha

• Coloque a lentilha em uma panela e acrescente duas xícaras de água (eu uso a proporção de 1 xícara de lentilha para duas de água).
• Leve ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, em média, até a lentilha estar bem macia e todo líquido tiver secado;
• Pré-aqueça o forno a 180°C
• Em seguida adicione a lentilha já cozida e fria numa tigela grande com os cogumelos picados em pedaços bem pequenos, as nozes picadas, farinha de rosca, maçã ralada, farinha de trigo ou de arroz, linhaça, sal, cúrcuma, páprica doce, cebola, dentes de alho, manjericão e orégano e o azeite de oliva. Agora misture bem até tudo estar bem incorporado.
• Numa forma de pão untada ou forrada com papel manteiga, adicione a misture e pressione com a māo ou uma espátula, para que fique bem firme e preencha bem os espaços da forma.
• Leve para assar por 60-80 minutos, até você notar que as bordas e a superfície já estão bem douradas.
• Sirva quente regada com molho de laranja.

 Molho de laranja

• Doure a cebola picada, até ficar levemente dourada. Depois acrescente a gengibre ralado e doure levemente.
• Acrescente o restante dos ingredientes, menos o amido de milho. Deixe cozer por cerca de dois minutos, para que o álcool do vinagre evapore um pouco.
• Por último, baixe o fogo, e acrescente a amido de milho aos poucos, mexendo sempre. Deixe cozinhar por mais uns quatro minutos, mexendo de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela.


Torta de morango

Ingredientes
– 200g de tâmaras
– 100g de amêndoas
– 100g de ameixa seca sem caroço
– caldo de 1 limão
– 50g de semente de linhaça
– 200g de morango
– 4 unidades de banana prata

Modo de preparo:

• Colocar as amêndoas em um bow com água quente e deixar de molho por 30 minutos;
• Escorrer e lavar as amêndoas, colocar no processador junto com as tâmaras, até obter uma massa;
• Forrar uma assadeira de aro removível;
• Colocar a linhaça num copo e cobrir com água, deixar de molho até que vire uma mistura gelatinosa (cerca de 20min);
• Preparar a geleia: processar a ameixa, com suco de limão e a linhaça, reservar
• Fatie as frutas, reserve;
• Montagem: massa, banana, geléia, morangos.

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