Imagem: agenciabrasilia.df.gov.br
Banco de Leite de Araçatuba está com estoque abaixo do normal
As doadoras sumiram nos últimos dias
Para Jesiela Passarini, coordenadora do Banco de Leite, de Araçatuba, o estoque precisa estar dentro dos padrões aceitáveis para atender a demanda. E isso não tem acontecido nos últimos dias. As doadoras sumiram e a geladeira está praticamente vazia.
O leite materno é uma das principais fontes nutritivas para crianças de até dois anos de idade. Quando bebês prematuros ficam internados, eles têm a necessidade de consumir o produto, já que esse consumo auxilia em seu desenvolvimento.
Para isso, os hospitais precisam das doações a fim de manter o estoque do produto e atender à necessidade dessas crianças. O número de doações do Banco de Leite Humano de Araçatuba, caiu durante a pandemia do coronavírus. Por isso, a unidade e postos de saúde fazem uma campanha para agregar mais doadoras.
Ainda segundo Jesiela Passarini, são necessários pelo menos 200 litros de leite por mês e hoje, o estoque tem metade disso. Ela explica também que ainda existem muitos mitos em relação ao aleitamento.
Um deles é que se a mãe doar, vai faltar para o próprio bebê. Mas, na verdade, quanto mais a mama é estimulada, maior é a produção de leite. Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite de Araçatuba pelo telefone (18) 3636-1170.