publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Educadores da rede municipal participam de projeto inédito do Sesc Rio Preto

Quadro a Quadro traz indicações de série de vídeos para assistir gratuitamente

Band Paulista

21h39 - 18/02/2021

Atualizado há 8 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Dois profissionais da rede municipal de ensino de Rio Preto foram convidados para participar do projeto Quadro a Quadro, do Sesc Rio Preto. A iniciativa, de acordo com a animadora cultural do Sesc Rio Preto Ana Dias Rodrigues, criadora do projeto, tem como principal objetivo fomentar a cultura e criar uma série de vídeos com críticos que tragam uma análise sobre produções do cinema contemporâneo.

Os vídeos selecionados estão disponíveis gratuitamente nas plataformas de streamings. “O Quadro a Quadro é uma programação de cinema criada pelo Sesc Rio Preto no contexto da pandemia para fomentar o acesso gratuito a conteúdos audiovisuais diversos”, afirmou Ana Dias.

Nessa etapa, foram selecionados filmes para crianças. “Procuramos filmes de outros países e diferentes do cinema norte-americano. A ideia era sair desse contexto já conhecido para explorar outras personagens”, completou.

Os educadores da rede municipal foram convidados por terem afinidade com o tema dos vídeos. A coordenadora pedagógica e formadora de educadores Eliani Ragonha participou do programa e falou sobre o filme Anina (2015), do uruguaio Alfredo Soderguit. O filme oferece uma perspectiva sensível das relações infantis na escola, sem apelar para estereótipos de bem e mal ainda bastante presentes nas animações para e sobre a infância. ‘Anina’ é uma boa pedida para diversificar a oferta audiovisual para crianças e para adultos.

Já o professor e coordenador pedagógico Rodrigo Azevedo, também da rede municipal de Rio Preto, falou sobre o filme O livro de Lila (2017), de Marcela Rincón González, uma produção colombiana que conta a história de Lila, uma menina que vive no mundo mágico de um livro e sai, por acidente, para o mundo real. Correndo o risco de desaparecer, ela terá que recorrer a Ramón, o menino que deixou de ler o livro de Lila. Uma metáfora sobre o valor da memória, dos livros e do crescimento em meio às novas tecnologias. O livro está disponível no looke gratuitamente: https://www.looke.com.br/filmes/o-livro-de-lila.

0 Comentário

publicidade
publicidade