menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Assessoria Cia. Cênica

Notícias

Espetáculo inspirado em Inezita Barroso tem série de apresentações online

O espetáculo acontece até o dia 17 de julho pelo YouTube

Informações Assessoria Cia. Cênica, Band Paulista

08h00 - 05/06/2021

Atualizado há 18 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (SP), fará uma temporada online e gratuita inspirado na vida e na obra de Inezita Barroso (1925-2015), uma das mais importantes figuras da cultura caipira brasileira. O espetáculo “Oi Lá, Inezita”, acontecerá até o dia 17 de julho pelo YouTube.

Serão realizadas 10 exibições com foco nos 10 municípios paulistas que receberiam a circulação da montagem de forma presencial se não fosse a pandemia, começando por Itapira e região. As demais cidades são: Peruíbe, Olímpia, Paraguaçu Paulista, Piracicaba, Jacareí, Ibirá, Suzano, Santana do Parnaíba e São Sebastião. Por acontecer online, pessoas de outras localidades com acesso à internet também podem acompanhar a programação.

A narrativa apresenta uma violeira curiosa que subverte a lógica do mundo ao acreditar que não há um lugar definitivo para as coisas, dando início a viagens por diferentes locais do Brasil. Com música, dança e poesia, afloram no palco elementos da cultura popular e tradicional brasileira, relembrando a artista eternizada na memória coletiva por sua voz, viola, pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e pela sua trajetória na televisão brasileira, onde por mais de 30 anos apresentou o programa dominical “Viola, Minha Viola”.

Com direção de Fagner Rodrigues, além da personagem-título recriada da infância à velhice “Optamos por não realizar um espetáculo documental, mas um espetáculo que difunda e valorize a diversidade da cultura popular brasileira pesquisada por ela e que apresente, esteticamente, contornos dessa cultura tão plural”, explica o diretor. A dramaturgia é uma criação coletiva da direção e elenco, sob a orientação do diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli (Banda Mirim).

O roteiro musical parte das canções gravadas por Inezita em decorrência de suas pesquisas em torno de manifestações como cururu, maracatu, moda de viola, ponto de umbanda, entre outras. As peças são executadas ao vivo por vozes e instrumentos como viola caipira, sanfona e percussivos. Babaya Morais e Everton Gennari assinam a direção musical e preparação vocal.

O Espetáculo

“Oi Lá, Inezita” estreou em 2018, depois de o grupo ter se debruçado durante quatro meses sobre a vida e obra da artista. A montagem foi realizada através do edital de Montagens Inéditas do Sesi-SP e tem versões para o palco e rua. O registro audiovisual transmitido nas sessões foi captado no Teatro do Sesc Rio Preto, antes da pandemia, com edição e sonorização realizadas especialmente para o online.

SERVIÇO:

Espetáculo virtual ‘Oi, Lá Inezita’ e documentário ‘Nas trilhas da Inezita’

Gratuito. Não é preciso retirar ingresso. Para assistir, acesse no dia e hora da sessão: https://linktr.ee/CiaCenica

Mais informações: instagram.com/ciacenica ou fb.com/ciacenica

Teaser do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=ppseVk0pM60

0 Comentário

publicidade
publicidade