Pesquisadores encontram fóssil de crocodilo
85 milhões de anos atrás
Com uma batida aqui, e outra ali, os pesquisadores encontraram o fóssil do animal que viveu durante o período cretáceo, anos antes da extinção dos dinossauros. O fóssil do crocodilo identificado como da família dos ‘baurussuquídeos’ foi encontrado durante uma escavação em General Salgado- SP. O município é referência mundial quando assunto é crocodilos fósseis, pelo alto número de achados.

Um personagem muito importante na descoberta, foi o professor aposentado João Tadeu, que dava aula no Distrito de General Salgado e um aluno levou o dente fossilizado na década de 1990. O professor foi ao local, onde evidenciou o sítio paleontológico, em seguida entrou em contato com os pesquisadores de diversas instituições para que as escavações fossem iniciadas.
O crânio do animal, que viveu há 85 milhões de atrás foi levado ao Museu de Paleontologia Pedro Candolo em Uchoa. A equipe da Band Paulista foi até lá, para acompanhar os detalhes dessa descoberta. Com a fase de preparação avançada, foi possível identificar que o animal tinha cerca de 3 metros de comprimento. Carnívoro, o crocodilo ocupava o topo da cadeia alimentar junto aos dinossauros.
No museu o trabalho continua. Tudo com muito cuidado e delicadeza, para que o fóssil não seja danificado. Mesmo com a pandemia, os trabalhos das pesquisas não foram pausados. A caçada pelos fósseis em diversas cidades da região noroeste do estado, compõem o museu que tem pouco mais de 600 peças.
Através das pesquisas, é possível fazer a viagem ao passado. E assim conhecer os seres que habitaram na terra, e que hoje renascem a cada descoberta.