menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

foto: abcr.org.br

Saúde

Rio Preto tem programação especial para o Janeiro Roxo

A meta é buscar pacientes com hanseníase

Band Paulista

16h00 - 04/01/2022

Atualizado há 19 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Campanha Janeiro Roxo, que tem por objetivo conscientizar sobre a hanseníase, começou nesta segunda-feira (3), em São José do Rio Preto-SP e terá programação durante todo o mês para a busca de pacientes com hanseníase.

As ações serão realizadas pela equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, em parceira com algumas unidades básicas de saúde, nas seguintes datas e locais:

– 05/01/22 – Supermercado Peniel (Joao Urias Gomes, 1081 – Vila Toninho)
– 12/01/22 – Supermercado Atacadão (Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 3355 – Residencial Caetano)
– 19/01/22 – Mercado Municipal
– 26/01/22 – Rodoviária Municipal

Nesses locais, as equipes vão levar informações e orientações sobre a doença, além de aplicar questionário de suspeição de sintomas. Caso haja critério de avaliação, a pessoa será examinada por uma médica dermatologista, fisioterapeuta e coletará material para exame.

As ações serão das 8h às 12h. Já as equipes das unidades de saúde vão intensificar as informações sobre a doença e também aplicar o questionário de suspeição de sintomas neurodermatológicos durante as visitas domiciliares.

Esses profissionais passaram por uma capacitação no dia 29/12, quando puderam atualizar-se e sanar suas dúvidas acerca da doença e da campanha.

Campanha
Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a Hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença.

O objetivo da Campanha é rastrear no território municipal pessoas com Hanseníase e direcionar para o tratamento adequado, no intuito de reduzir a cadeia de transmissão da doença.

Tratamento

Todo paciente que apresentar critério de suspeita de Hanseníase em Rio Preto, como manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés, será encaminhado para avaliação do dermatologista e, caso seja confirmada a doença, será monitorado por profissionais de saúde até sua cura.

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade