menu
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Rosa Weber suspende convocação de governadores pela CPI da Pandemia

Segundo ministra, os chefes do Executivo local devem prestar contas perante as assembleias legislativas ou ao TCU, jamais ao Congresso

Agência Brasil

06h40 - 22/06/2021

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa segunda-feira (21) suspender as convocações de governadores determinadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. 

A decisão foi motivada por um recurso protocolado pelos governadores para evitar os depoimentos. Segundo a ministra, os chefes do Executivo local devem prestar contas perante as assembleias legislativas ou ao Tribunal de Contas da União (TCU), jamais perante o Congresso Nacional. 

“Tenho por suficientemente evidenciado, pelo menos em juízo preliminar, fundado em cognição sumária inerente aos pronunciamentos judiciais cautelares, que a convocação de governadores de estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo”, decidiu. 

A ministra também ressaltou que a CPI pode convidar os governadores para participarem das sessões da CPI, mas de forma voluntária. 

A liminar proferida por Rosa Weber será colocada para ser referendada pelos demais ministros em uma votação eletrônica que terá início na quinta-feira (24).

0 Comentário

publicidade
publicidade
publicidade
Mais notícias