Blog da Rose
Saúde de Campinas reforça em comunicado que cloroquina deve ser usada para tratamento de artrite
Medida restringe o uso deste medicamento para combate ao covid-19
A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou uma nota informativa aos profissionais da sua rede reforçando o uso de três medicamentos para o tratamento de doenças pelas quais eles têm estudos comprovados de eficácia. São eles: cloroquina, azitromicina e ivermectina. Esses três remédios têm sido indicados para tratamento de covid-19 – apesar de ainda não ter estudos conclusivos sobre a sua eficácia para este fim.
No comunicado, a diretora de Saúde, Mônica Regina Macedo Nunes, escreve que a Secretaria de Saúde acata a recomendação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo que orienta o uso dos três medicamentos para casos padronizados. Ou seja, não é recomendado o uso para tratamento da covid-19.
A azitromicina é padronizada para infecções respiratórias bacterianas. A cloroquina para artrite reumatoide e a ivermectina para tratamento de escabiose e pediculose.
A diretora de Saúde, Mônica Regina Macedo Nunes, disse que o comunicado apenas reforça a política já adotada pelo município e orienta os médicos para que usem a medicação para o seu fim.
“Compramos os medicamentos de acordo com um protocolo (de necessidade e demanda). Se o uso do medicamento for utilizado para outro fim, vai faltar o remédio para tratar os pacientes que têm as doenças pelas quais eles foram comprados”, disse ela.
0 Comentário
publicidade
publicidade