menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Saúde de Campinas registra a morte de 15 pessoas por covid-19 em suas residências

Um dos motivos é que familiares não percebem que sintomas não tem a ver com as doenças pré-existentes

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

16h22 - 09/07/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Dados da Secretaria de Saúde de Campinas apontam que 15 pessoas morreram de covid-19 em suas residências. Elas não chegaram a ser atendidas nos hospitais da cidade.

Desse grupo, sete eram homens e oito mulheres. Todos tinham doenças pré-existentes, sendo que 13 deles tinham mais de 60 anos e dois estavam na faixa etária entre 50 e 59 anos.

De acordo com Andrea Von Zuben, coordenadora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), são três os motivos desses óbitos ocorrerem nos domicílios. O primeiro deles é que em, alguns casos, a doença evoluiu muito rápido. O segundo, de acordo com ela, o mais preocupante, é que os familiares não percebem quando o idoso apresenta sintomas como falta de ar, cansaço ou demência. “Eles acham que os sintomas são devido às doenças que a pessoa tem”, explicou ela.

O terceiro motivo, diz Andrea, foi que um desses pacientes apesar de a mãe ter tido covid-19 e ele apresentar os sintomas da doença, ele se recusou a procurar assistência médica.

“A minha orientação para as famílias que têm idosos em casa é que quando observarem cansaço, desconforto e confusão mental (para os que não têm demência), leve a pessoa imediatamente ao hospital”, disse Andrea Von Zuben.

Dos 15 pacientes que morreram em casa, cinco deles eram de clínicas de repouso. Os técnicos do Devisa fizeram capacitação com os funcionários destes estabelecimentos para que percebam os sintomas da covid-19.

Casos

Campinas tem hoje 421 mortes e 11.192 casos confirmados.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade