menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe

Prefeitura de Sorocaba

Notícias

Secretaria inicia serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua em Sorocaba

Band Mais

17h01 - 30/03/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Secretaria de Cidadania de Sorocaba começou nesta segunda-feira (30/03), de forma emergencial, o acolhimento de pessoas em situação de rua. O Serviço de Obras Sociais (SOS) e o Clube do Idoso receberão 130 pessoas em situação de rua.

 “Nossas equipes oferecerão serviços de higiene, como banho e entregas de itens como álcool em gel. Mas além disso, teremos disponível para eles o pernoite, quatro refeições, um ambiente totalmente esterilizado e o acompanhamento de profissionais da saúde”, explica o secretario de Cidadania Paulo Henrique Soranz.

De acordo com a chefe de divisão da Proteção Social Especial da Secid, Fabiana Correa, os assistidos serão divididos por perfis que serão analisados pela equipe, com o apoio de um enfermeiro. “Aqueles que chegarem à triagem com sintomas gripais serão encaminhados para uma das unidades de saúde e, se houver necessidade de isolamento, temos 60 vagas disponíveis no SOS, que será uma espécie de quarentena com acompanhamento médico”, explicou Fabiana. O Clube do Idoso, que teve suas atividades suspensas por conta da COVID-19, acolherá 70 pessoas saudáveis, com histórico de doenças crônicas ou gestantes.

Por conta desta ação, a Secretaria também precisou se preocupar mais ainda com a saúde de seus colaboradores, já que essa população pode ser vetor da nova doença. Segundo a chefe da Seção de Proteção Social Especial, Luciana More, as abordagens normalmente realizadas com caronas até os serviços foram suspensas. Agora, o trabalho nas áreas de maior incidência de desabrigados se resume à explicação e informações sobre o novo serviço. “Não poderíamos levar todos os interessados nos veículos. Isso colocaria em risco tanto os acolhidos quanto a equipe”, reforçou. Além disso, as abordagens serão realizadas mediante denúncias feitas à secretaria.

De acordo com informações da Secretaria de Cidadania, apesar da compreensão do momento e do serviço de acolhimento que está sendo oferecido, os profissionais ainda encontram certa resistência por parte das pessoas em situação de rua. “Poderemos adequar espaços e garantir atendimento a todos”, garantiu Soranz para casos de grande procura.
Em caso da constatação de pessoas em situação de rua, segundo a Secretaria, as pessoas podem entrar em contato com pelo telefone (15) 3212-6900.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade