Secretários de Americana são detidos em operação que apura fraude em merenda
Policiais cumpriram mandados de prisão e apreensão em Campinas e mais cinco cidades da região
O secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, e de Governo, Juninho Barros, foram detidos na manha desta terça-feira (26/11) pela PF (Polícia Federal) na operação contra fraude na merenda escolar. Eles serão levados para a delegacia da PF de Piracicaba. Depois serão encaminhados à PF de Ribeirão Preto, que investiga o o esquema de fraude.
Na cidade foram cumpridos três mandados de prisão.
Niuri é um dos principais secretários do prefeito Omar Najar (MDB).
A operação Cadeia Alimentar cumpre mandados em 27 cidades paulistas. Foram cumpridos mandados em seis cidades da região de Campinas: Campinas, Americana, Atibaia, Paulínia, Rio Claro e Sumaré.
A operação investiga fraudes envolvendo a compra de merenda escolar entre 2013 e 2017. Entre os alvos estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma vereadora, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Americana confirmou que “dois dos seus secretários e uma servidora foram alvo de operação da Polícia Federal nesta manhã. Boa parte das informações que temos por enquanto é do que foi divulgado pela mídia. É necessário destacar que o prefeito Omar Najar não é sequer investigado por esta operação. Todas as questões sobre o assunto serão apuradas e esclarecidas devidamente assim que houver mais elementos.