menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Secretário de Saúde de Campinas diz que eventos religiosos e esportivos devem ser evitados

Carmino de Souza diz que população deve evitar aglomerações

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

08h12 - 13/03/2020

Atualizado há 22 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, disse nesta quinta-feira (12/02) que eventos religiosos – cultos e missas – e esportivos, como, por exemplo, o dérbi desta segunda-feira (16/02) entre Ponte Preta e Guarani devem ser evitados devido ao risco de transmissão comunitária do coronavírus. O Ministério da Saúde trabalha com o aumento exponencial dos casos de Covid-19 nas próximas semanas. Ontem (12/03) o governo do Estado de São Paulo anunciou algumas medidas, entre elas, a contratação de mil leitos de UTI´s.

Nossa recomendação é que o jogo seja adiado ou disputado sem plateia

Carmino de Souza, secretário de Saúde de Campinas

Três medidas

A fala do secretário está dentro de três medidas que ele avalia que são imprescindíveis neste momento. A primeira é a proteção aos idosos – maior grupo de risco de contrair o vírus. A segunda é evitar aglomerações e, neste caso, incluem os cultos, missas, partidas de futebol e outras atividades. Segundo ele, a recomendação é que as pessoas fiquem distantes umas das outras num raio de um metro.

“Queremos conduzir isso da melhor maneira possível. Não queremos atrapalhar na economia ou no funcionamento de nada, mas a saúde precisa ser priorizada neste momento. Caso ocorra algo seremos responsabilizados. Não recomendamos grandes aglomerações”, disse Carmino.

A terceira medida é intensificar a limpeza de superfícies. Segundo o secretário de Saúde, estudos mostram que o vírus sobrevive a vários dias em superfícies como escada, corrimão, mesa, etc. Ele diz que vai recomendar ao transporte público a limpeza dentro dos veículos com germicida.

Comitê

Ontem, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Enfrentamento ao Covid 19 (novo coronavírus). O grupo, intersetorial, está centralizado no Gabinete do Prefeito e contará com as participações das secretarias de Saúde; Assistência Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Esportes e Lazer; Educação; Assuntos Jurídicos; Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Administração; Recursos Humanos; Relações Institucionais; Comunicação e Cultura.  

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade