menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Sorocaba volta à Fase 1 e funcionamento é apenas de serviços essenciais

A medida foi determinada pelos números de ocupação de leitos e óbitos Covid e será adotada por uma semana

Band Mais

08h09 - 20/06/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermagem nos hospitais locais e o crescente número de óbitos no município determinou, nesta sexta-feira (19/06), o retorno de Sorocaba à Fase 1, a área vermelha do Plano São Paulo. Sendo assim, e após dezesseis dias de flexibilização de serviços, com a retomada de parte da prestação de serviços  e comércios, a cidade volta a restringir o funcionamento de estabelecimentos.

Anunciada pela prefeita Jaqueline Coutinho, em coletiva de imprensa nesta tarde de sexta-feira, a medida começa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (22/06). Só será permitida a abertura de empresas consideradas essências: farmácias; supermercados; postos de combustíveis; feiras-livres; padarias; distribuidoras de água e gás; pet shops; óticas,  lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.

Inicialmente, o período de fechamento do comércio não essencial dura uma semana, de 22 a 28 de junho. Nova avaliação da condição epidemiológica de Sorocaba, incluindo  a assistência médica à população, acontecerá na sexta-feira, dia 26, sob orientação da Secretaria da Saúde que vai monitorar a situação da Covid-19 na cidade. “Se percebermos que a taxa de leitos está sustentável e que não haverá risco de deixar pacientes sem cuidados, poderemos voltar à Fase 2, a laranja”, acentuou a prefeita.

A prefeita Jaqueline Coutinho disse que o serviço de fiscalização da Prefeitura de Sorocaba vai “endurecer”, já que o período de orientação já foi cumprido. “Vamos multar e cassar a licença daqueles que não cumprirem com o que está estabelecido”, afirmou Jaqueline.

Na próxima semana Sorocaba terá mais dez leitos de UTI na Santa Casa e outros cinco no Hospital Evangélico. A Prefeitura também está recebendo mais seis respiradores que irão para o Hospital de Campanha.

Número de casos

Sorocaba registrou nesta sexta-feira (19/06) mais 350 novos casos confirmados da Covid-19. Desse total, 241 pertencem à população carcerária (presos e funcionários do presídio) devido a um inquérito do Governo do Estado de São Paulo, que realiza a testagem da doença. Com essas novas notificações, a cidade totalizou 3.129 casos

A cidade também recebeu a notificação de mais uma morte confirmada pela doença, chegando ao total de 89. A vítima foi uma mulher de 75 anos que tinha hipertensão, obesidade e diabetes. Ela faleceu no dia 16 de junho num hospital público de Sorocaba.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 

publicidade
publicidade
publicidade