menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Startup adapta software para monitorar os casos de coronavírus

Equipamento permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus e a faixa etária dos infectados

Band Mais

16h14 - 01/04/2020

Atualizado há 2 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Uma startup que está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba, desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.

A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta. Ainda conforme ela, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.

A sócia-proprietária da Global Data Soluções explica, ainda, que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família.

“Batizado de SDH Gestão de Saúde, o sistema está preparado para disponibilizar todas as consultas e exames anteriores do paciente, as unidades em que ele foi atendido, ou seja, traça um perfil completo daqueles que recebem atendimento.

Cida Haddad/ Eko Digital com Secom Sorocaba

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade