menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Taxa de isolamento social cai para 44% em Campinas

Cidade chegou a ter índice de 59%

Rose Guglielminetti, Blog da Rose

15h37 - 14/05/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A taxa de isolamento social tem tido uma curva descendente em Campinas. No último dia 14 de abril, o índice era de 48% e ontem (13/05), o patamar chegou a 44%. Os dados do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo de São Paulo mostram que a presença de mais campineiros saindo para as ruas iniciou há um mês, quando os índices começaram a ficar abaixo dos 50% numa cidade que já atingiu o pico de 59% de isolamento social.

O relaxamento da quarentena preocupa as autoridades sanitárias por duas razões. Aumento de pessoas contaminadas pela covid-19 e colapso no sistema de saúde, já que não há leitos suficientes se um grande número de pessoas precisarem de atendimento de alta complexidade.

Em Campinas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública e privada está 69,11% – dos 693 leitos, 479 estão ocupados. Na Grande São Paulo, a situação é dramática: ocupação de 89%.

Um estudo do governo do Estado mostra que a previsão é de sejam registradas 11 mil mortes e 100 mil casos de covid-19 até o fim de maio. A projeção foi feita levando em conta um isolamento de 55%. Porém, no Estado a taxa é de 47%. O ideal é que a taxa esteja acima dos 55% e a adoçaõ de lockdown não está descartada pelo governador joão Doria (PSDB).

Rodízio

Numa tentativa de reverter esse quadro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), vai impor a partir de segunda-feira, o rodízio de veículos na cidade. Todos os dias, das 6h às 20h, serão retirados de circulação duas placas de veículos. O objetivo é reduzir o tráfego de 20% dos carros pelas ruas da cidade e, assim, forçar um isolamento social. “O número de casos vai aumentar nos próximos dias”, disse Jonas.

A nova medida tem enfrentado resistência. Leia Mais

O descumprimento do rodízio vai impor uma multa de R$ 130,16 e penalidade de quatro pontos na CNH.



0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade