menu 25-anos
facebook
publicidade
publicidade
Compartilhe
Notícias

Um contato de cada vez! Whatsapp impõe novo limite para encaminhar mensagens

A ideia é diminuir a disseminação de fake news na plataforma

Band FM

10h41 - 07/04/2020

Atualizado há 1 mês

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A partir dessa terça-feira (7) o Whatsapp vai impor um novo limite na hora de encaminhar mensagens que chegarem pelo app. A intenção é diminuir a disseminação de notícias falsas pela plataforma. Esse problema vem ganhando força há alguns anos e é mais preocupante agora que o mundo enfrenta a pandemia do Novo Coronavírus.

Atualmente os conteúdos trocados pelo Whatsapp podem ser reenviados para até 5 contatos de uma só vez. A partir de agora, as mensagens que forem altamente replicadas poderão ser encaminhadas apenas para uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Com a nova medida, o serviço coloca em prática duas novidades de uma só vez.

A primeira dá utilidade para as “mensagens encaminhadas com frequência” . Você já deve ter percebido, quando alguns conteúdos passados diversas vezes começaram a ser classificados dessa forma no ano passado. O indicativo são as setas duplas ao lado da palavra “encaminhadas”

Esse conceito foi criado na versão teste do Whatsapp e valia apenas para grupos. A ideia nesses casos era dar aos administradores o poder para limitar o envio de conteúdos que já tivessem circulado bastante pelo aplicativo. Este tipo de mensagem tem maior chance de fazer parte de uma corrente de desinformação.

“Observamos um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos. De acordo com nossos usuários, eles podem fazer com que eles se sintam sob pressão, além de contribuir para a disseminação de informações erradas. Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”, afirma a empresa em comunicado.

Com o anúncio desta terça-feira, as “mensagens encaminhadas com frequência” passam a não poder mais ser repassadas a várias pessoas de uma vez só. E como elas são mensuradas? Simples, qualquer conteúdo enviado para mais de 5 pessoas, cai neste critério.

A segunda novidade do anúncio é a restrição propriamente dita no encaminhamento. Ela valerá para qualquer tipo de mensagem, independentemente se seu conteúdo for falso ou verdadeiro.

Para entender melhor pense na seguinte situação: alguém criou uma mensagem sobre um megadesconto no supermercado e enviou para um grupo do bairro. Alguém gostou e encaminhou para outras duas pessoas. Outro sujeito mandou para mais três. Se algum deles quiser mandar o conteúdo para você e mais quatro, só poderá encaminhar para uma pessoa de cada vez.

Na prática, quer dizer que uma mensagem pode ser encaminhada para cinco pessoas uma única vez. Para o WhatsApp, isso reduz a “viralidade” de alguns conteúdos. O aplicativo chama atenção ainda para o fato de ser um dos poucos serviços a restringir a capacidade de seus usuários espalharem mensagens, enquanto todos os outros incentivam a criação e o compartilhamento.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade