menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe

Unicamp

Notícias

Unicamp vai oferecer curso de Licenciatura em Teatro

Nova graduação, com 25 vagas, será oferecida no Vestibular de 2021

Band Mais

16h16 - 29/11/2019

Atualizado há 4 meses

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A Unicamp vai oferecer a partir de 2021 o curso de Licenciatura em Teatro. A nova graduação, aprovada pelo Consu (Conselho Universitário) na última terça-feira (26/11), irá permitir a formação a professores da área de artes cênicas, que poderão atuar em escolas de todos os níveis. O funcionamento do curso será à noite e irá oferecer 25 vagas. 

Segundo o coordenador da Graduação em Artes Cênicas, Rodrigo Spina, o curso surge de uma demanda antiga dos próprios estudantes em razão de Campinas e região não terem instituições de ensino com licenciatura nessa área. Ele também pontua que a proposta do curso surge de um contexto de mais de 30 anos de experiência no Bacharelado em Artes Cênicas, e que o novo curso também terá muita prática, propiciando ao futures professores que entendam o fazer teatral pelo próprio jogo cênico.

Novo curso foi aprovado na última terça-feira (26/11)

A Licenciatura em Teatro está em consonância com a inclusão do teatro, juntamente com artes visuais, dança e música, no campo das artes, integrando o currículo da educação básica.

Rodrigo acredita que, com uma expansão do ensino de teatro nas escolas e com profissionais qualificados para esse ensino, haverá um impacto positivo na sociedade, na medida em que o teatro propicia se colocar no lugar do outro, gerando uma visão humana global. “A questão da intolerância e dicotomias sociais está muito pronunciada na contemporaneidade e o fazer teatral, que tem a alteridade em sua constituição, poderá trazer um impacto muito positivo para futuras gerações, ao fazer com que o  indivíduo em sua formação aprenda a lidar com as diferenças a partir de seu próprio corpo”, afirma o professor.

Ingresso

A forma de ingresso será constituída de três etapas. Além da prova do vestibular, o candidato deverá passar por prova prática e por entrevista. 

Campo de trabalho

O profissional poderá trabalhar em escolas de todos os níveis de ensino, cursos técnicos em teatro e cursos superiores, atuando na preparação, planejamento, execução e avaliação das atividades teatrais.

Outro ponto de atuação é em projetos governamentais de cultura, ONGs, grupos de teatro amadores/comunitários, grupos de teatro profissionais, realizando preparação de oficinas, workshops, cursos imersivos.

O profissional também poderá trabalhar nas áreas de empreendedorismo cultural, gestão e produção cultural, exercendo as funções de supervisão e gerenciamento de atividades culturais, tais como: curadoria, avaliação e execução de projetos, organização de eventos, entre outros.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 

relacionadas

publicidade
publicidade
publicidade