menu 25-anos
facebook instagram
publicidade
publicidade
Compartilhe
Blog da Rose

Urnas dão recado para tucanos, que elegem apenas um vereador e obtêm só 3,77% dos votos para Legislativo

Candidatos tucanos obtiveram apenas 17.512 votos

Zezé de Lima

13h19 - 16/11/2020

Atualizado há 16 dias

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

Por Zezé de Lima

Um dos berços do PSDB no Brasil, o tucanato de Campinas terá de se reinventar. O partido que tem Annabê, mulher do deputado federal Carlos Sampaio, como vice de Rafa Zimbaldi (PL), na disputa do segundo turno com Dario Saadi (Republicanos), só conseguiu fazer um vereador: Luiz Henrique Cirillo, que obteve os votos de 3.593 eleitores campineiros.

Ter eleito só um vereador já seria ruim para um partido que chegou a fazer cinco parlamentares numa eleição, mas fica pior: Somados os votos recebidos pelos 37 candidatos, chega-se a 17.512.

O percentual de eleitores que escolheram candidatos do PSDB é de 3,77%, considerando apenas os votos válidos, que foram 463.815, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ilustrar o tamanho da derrota imprimida ao PSDB pelas urnas de Campinas, há o exemplo de Mariana Conti (PSOL), reeleita para mais um mandato na Câmara. Mariana foi a candidata mais votada na cidade, com 10.886 votos. Percentualmente, esse número sozinho corresponde a 2,24% dos votos válidos. O Psol ainda elegeu mais um vereador: Paulo Bufalo. Ele foi o escolhido por 3.374 eleitores, ou seja, obteve 0,69% dos votos válidos. Os dois ficaram com 2,93% dos votos válidos.

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

 
publicidade
publicidade
publicidade