menu 25-anos
publicidade
publicidade
Compartilhe

Prefeitura de Sorocaba

Notícias

Vacinação protege contra a gripe ocasionada pelo Influenza

Campanha anual foi antecipada em razão da pandemia do novo Coronavírus

Band Mais

09h46 - 23/03/2020

Compartilhe whatsapp facebook linkedin

A vacinação contra a gripe, que tem início nesta segunda-feira (23), previne contra a gripe ocasionada pelo vírus Influenza. A campanha anual foi antecipada em razão da pandemia do novo Coronavírus.

O médico infectologista Fernando Ruiz diz que quanto mais pessoas estiverem imunizadas menor a chance da gripe ocasionada pelo vírus Influenza ocorrer e a ação pode facilitar o diagnóstico das pessoas já vacinadas. “Na realidade, não há interferência na evolução dos casos da COVID-19, o que facilita é a redução dos casos de gripe em um cenário de pandemia por outro vírus. A COVID-19 é a doença ocasionada pelo SarsCov2 (novo Coronavírus) e tem formas graves em uma minoria das vezes. Não há relação entre essa forma da doença e a imunização do Influenza”, explica o médico sobre a vacinação.

Tomar vacina dá gripe?

Uma pergunta ainda muito feita sobre a vacinação é: tomar vacina deixa a gente com gripe? “Sem a menor chance! A vacina é fabricada com determinantes do vírus, partículas, sem vida, que não podem reproduzir doença. A injeção dessas partículas pode ocasionar reações inflamatórias muito leves na pessoa vacinada, mas não a gripe. Como a vacinação, em geral, é realizada no Outono, confunde-se com a maior incidência de viroses respiratórias de ocorrência natural na estação. Vemos muitas pessoas associarem a vacina a uma doença por esse motivo, característica do Outono”, comenta Ruiz. “Não há contraindicações para tomar a vacina, exceto quando ocorre alergia aos seus componentes. Um processo infeccioso que esteja acontecendo concomitante ao período de vacinação pode comprometer a produção de anticorpos específicos para a gripe. Na dúvida, relate ao serviço que está realizando a vacinação e você será devidamente orientado”, afirma o médico.

Para o nosso dia a dia, o médico também dá dicas de prevenção. “Estamos vivendo um período de exceção, uma nova realidade imposta ao planeta pelo SarsCov2, o novo Coronavírus. Seguir as recomendações de imunização é muito importante, bem como manter atitudes higiênicas, boa alimentação e hidratação, respeitar o período de sono e, principalmente, na condição de doença pré-existente, controlar a mesma adequadamente”, diz Ruiz.

Cida Haddad/ Eko Digital

0 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios.

publicidade
publicidade
publicidade